PORTAL DA TRANSPARÊNCIA


Perguntas Frequentes


Perguntas e Respostas Fequentes


Questionamento e Resposta
AGENDAMENTO DE REUNIÕES COM A DIRETORIA DA FSADU.

AS REUNIÕES DEVEM SER AGENDADAS COM A SECRETÁRIA PELOS NÚMEROS (98) 4009-1000/4009-1003 OU PELO E-MAIL FSADUSEC@FSADU.ORG.BR.

O QUE REPRESENTA NA FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE (FSADU) A COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA?

A COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CCT) É UM ÓRGÃO DA FSADU LIGADO DIRETAMENTE À DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO. TEM COMO FINALIDADE PRINCIPAL A PROMOÇÃO E A EXECUÇÃO DE FORMAÇÕES E CURSOS NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, NA MODALIDADE PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA, EM VÁRIOS NÍVEIS: ATUALIZAÇÃO, APERFEIÇOAMENTO, CAPACITAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO. ALÉM DISSO, A CCT PODE DAR APOIO TÉCNICO ESPECIALIZADO A OUTROS PROJETOS LIGADOS ÀS ÁREAS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

A COORDENAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PODE REALIZAR GRADUAÇÕES E PÓS-GRADUAÇÕES ACADÊMICAS EM NÍVEL LATO E STRICTO SENSU?

A CCT/FSADU PODE, POR MEIO DE PARCERIAS, DAR APOIO TÉCNICO E LOGÍSTICO A PROJETOS REALIZADOS NAS DIVERSAS ÁREAS ACADÊMICAS. ESSAS PARCERIAS, CONTRATOS E TERMOS DE COOPERAÇÃO PODERÃO SER REALIZADOS COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) E OUTRAS INSTITUIÇÕES DAS ÁREAS PÚBLICA E PRIVADA.

O QUE É NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DE UM CONCURSO PÚBLICO?

O CONCURSO PÚBLICO OBJETIVA O PREENCHIMENTO DE VAGAS EXISTENTES NO QUADRO DE SERVIDORES DE UM ÓRGÃO. ESSAS VAGAS SÃO CRIADAS POR LEI (OU OUTRO INSTRUMENTO EQUIVALENTE, DEPENDENDO DA INSTITUIÇÃO). ASSIM, PODEMOS CITAR COMO PASSOS INICIAIS O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES, A VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE VAGAS JÁ CRIADAS E NÃO OCUPADAS E A DEFINIÇÃO DAS VAGAS A SEREM OFERECIDAS NO CONCURSO. NOS CASOS EM QUE A NECESSIDADE É MAIOR QUE A QUANTIDADE DE VAGAS JÁ EXISTENTES E NÃO OCUPADAS, FAZ-SE NECESSÁRIA A APROVAÇÃO DE LEI QUE AMPLIE O NÚMERO DE VAGAS EXISTENTES, POSSIBILITANDO A REALIZAÇÃO DO CONCURSO.

PORQUE A FSADU PODE SER CONTRATADA PARA EXECUTAR AS ETAPAS DE UM CONCURSO PÚBLICO?

POR CONTEMPLAR EM SEUS OBJETIVOS A REALIZAÇÃO DESSE TIPO DE ATIVIDADE E, PRINCIPALMENTE, TER A CAPACIDADE TÉCNICA E EXPERIÊNCIA COMPROVADA.

COMO O ÓRGÃO CONTRATANTE PODE ACOMPANHAR A EXECUÇÃO DO CONCURSO?

O ÓRGÃO CONTRATANTE ACOMPANHA E SUPERVISIONA A EXECUÇÃO DO CONCURSO POR MEIO DE SUA COMISSÃO DE CONCURSOS, CRIADA ESPECIFICAMENTE PARA ESSE FIM.

QUAL A NATUREZA JURÍDICA DA FSADU, COMO ELA É QUALIFICADA E A QUAL LEGISLAÇÃO ESTÁ SUBORDINADA?

É CONSTITUÍDA NA FORMA DE FUNDAÇÃO DE DIREITO PRIVADO E REGIDA PELO CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO, SENDO UM ORGANISMO SEM FINALIDADE LUCRATIVA E INSERIDA NO CONJUNTO DE ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR. POSSUI COMO NORMA REGULAMENTADORA DE SUA ATUAÇÃO JUNTO ÀS INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (IFES) A LEI Nº 8.958/1994 E O DECRETO N.º 7.423/2010. A SUA ATUAÇÃO COMO FUNDAÇÃO DE APOIO É CONDICIONADA AO PRÉVIO REGISTRO E CREDENCIAMENTO NO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC) E NO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES (MCTIC) COM RENOVAÇÃO A CADA 5 ANOS E FISCALIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ONDE SITUA SUA SEDE.

O QUE É A FSADU E COMO ELA ATUA?

A FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA UFMA - FSADU FOI FUNDADA EM 02 DE JUNHO DE 1982 PARA ATUAR NO GERENCIAMENTO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELA UFMA, APOIAR PROGRAMAS, AÇÕES, PROJETOS E ATIVIDADES DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA, NAS ÁREAS DE: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, ENGENHARIAS, CIÊNCIAS DA SAÚDE, CIÊNCIAS AGRÁRIAS, CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, CIÊNCIAS HUMANAS, LINGUÍSTICA, LETRAS, ARTES E ÁREAS MULTIDISCIPLINARES. ATUALMENTE, APOIA TAMBÉM A UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA - UNILA, CUIDANDO DA FORMATAÇÃO DOS PROJETOS, ACOMPANHAMENTO FINANCEIRO, REALIZANDO AQUISIÇÕES E PRESTANDO CONTAS DOS RECURSOS RECEBIDOS.

QUE BENEFÍCIOS A FSADU TRAZ PARA AS INSTITUIÇÕES APOIADAS?

OS INSTITUTOS FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR AO SEREM APOIADAS PELA FUNDAÇÃO DE APOIO, PODERÃO AMPLIAR A CAPACIDADE DE CAPTAÇÃO DE PROJETOS, OTIMIZAÇÃO NO RECEBIMENTO E UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DESTINADOS AOS PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, ALÉM DE TER MAIOR AGILIDADE AOS TRÂMITES BUROCRÁTICOS NECESSÁRIOS À ADMINISTRAÇÃO DOS PROJETOS.

COMO A FSADU PODE AJUDAR NA GESTÃO DE PROJETOS?

O PESQUISADOR, QUANDO TIVER INTERESSE EM APRESENTAR PROJETOS A UM DETERMINADO FINANCIADOR, DEVERÁ SE COMUNICAR COM A FSADU/UFMA PARA QUE, POR MEIO DA FUNDAÇÃO, O PROJETO SEJA SUBMETIDO PARA APROVAÇÃO E, CASO O FINANCIAMENTO SEJA AUTORIZADO, EXECUTADO COM O APOIO TÉCNICO E ADMINISTRATIVO DA FSADU/UFMA. PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM A DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO, POR MEIO DA COORDENAÇÃO DE PROJETOS DA FUNDAÇÃO, PELOS NÚMEROS (98) 4009-1000, 1008, 1009, 1010 OU PELO E-MAIL: FSADU@FSADU.ORG.BR.

A FSADU FINANCIA PROJETOS?

NÃO. COMO FUNDAÇÃO DE APOIO, A FSADU TEM A FINALIDADE DE DAR SUPORTE NA GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA AOS PROJETOS, CONDUZINDO OS PROCESSOS DE COMPRAS, IMPORTAÇÃO, CONTRATAÇÃO DE PESSOAL, PRESTAÇÃO DE CONTAS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES. NESSE SENTIDO, A FSADU NÃO É UMA FONTE DE FINANCIAMENTO DOS PROJETOS, ELA GERENCIA INICIATIVAS PREVIAMENTE SELECIONADAS POR AGÊNCIAS DE FOMENTO.

NA CAPTAÇÃO DE RECURSOS, A FSADU PODE AJUDAR O PESQUISADOR/COORDENADOR?

? SIM. A FSADU CONTA COM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS NA CAPTAÇÃO DE PROJETOS QUE PODEM APOIAR OS PESQUISADORES/COORDENADORES NA IDENTIFICAÇÃO DE FONTES E LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA O PROJETO. PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM A DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E INOVAÇÃO PELOS NÚMEROS (98) 4009-1000/1008/1009/1010 OU PELO E-MAIL DPI@FSADU.ORG.BR.

EM QUAIS ÁREAS A FSADU PODE APOIAR PROJETOS?

PROJETOS DE ENSINO – QUANDO ENVOLVER ATIVIDADES NÃO CONTINUADAS DE ENSINO, REFERENTES A CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, STRICTO SENSU (MESTRADO PROFISSIONALIZANTE) OU CURSOS SEQUENCIAIS DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA ATENDIMENTO A DEMANDAS DA COMUNIDADE E/OU ATIVIDADES DE ENSINO FINANCIADAS POR ÓRGÃOS OU EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS, OS QUAIS SERÃO RESPONSÁVEIS PELO CUSTEIO TOTAL OU PARCIAL DAS ATIVIDADES.

EM QUAIS ÁREAS A FSADU PODE APOIAR PROJETOS?

PROJETO DE PESQUISA E DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – QUANDO REPRESENTAREM ESTUDOS, ATIVIDADES DE PESQUISA CIENTÍFICA E DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PROPOSTOS POR PESQUISADORES DA UFMA, COM PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E/OU SERVIDORES TÉCNICOS E/OU ALUNOS EM TRABALHOS ACADÊMICOS ASSOCIADOS, INTERNOS OU EXTERNOS A ESSA UNIVERSIDADE, POR SUA INICIATIVA OU ATENDENDO A CONVITES OU A EDITAIS PÚBLICOS, COM CUSTEIO TOTAL OU PARCIAL DAS ATIVIDADES POR AGENTES EXTERNOS.

EM QUAIS ÁREAS A FSADU PODE APOIAR PROJETOS?

PROJETOS DE EXTENSÃO – QUANDO HOUVER PROPOSTAS DE ATUAÇÃO NA REALIDADE SOCIAL, DE NATUREZA ACADÊMICA, COM CARÁTER EDUCATIVO, SOCIAL, ARTÍSTICO, CULTURAL, CIENTÍFICO OU TECNOLÓGICO, E QUE CUMPRAM OS PRECEITOS DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, DESENVOLVIDAS DE FORMA SISTEMATIZADA E LIMITADAS NO TEMPO, COM PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES E/OU SERVIDORES TÉCNICOS E ALUNOS, POR SUA INICIATIVA OU ATENDENDO A CONVITES OU A EDITAIS PÚBLICOS, COM CUSTEIO TOTAL OU PARCIAL DAS ATIVIDADES POR AGENTES EXTERNOS, PODENDO SER ENQUADRADAS AS AÇÕES DE EXTENSÃO REPRESENTADAS POR PROGRAMAS, CURSOS, EVENTOS E PRODUTOS.

EM QUAIS ÁREAS A FSADU PODE APOIAR PROJETOS?

PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – QUANDO ENVOLVER PROGRAMAS, PROJETOS, ATIVIDADES E OPERAÇÕES ESPECIAIS, INCLUSIVE DE NATUREZA INFRAESTRUTURAL, MATERIAL E LABORATORIAL, QUE LEVEM À MELHORIA MENSURÁVEL DAS CONDIÇÕES DA UFMA.

EM QUAIS ÁREAS A FSADU PODE APOIAR PROJETOS?

PROJETOS DE INOVAÇÃO – QUANDO INTRODUZIR NOVIDADE OU APERFEIÇOAMENTO NO AMBIENTE PRODUTIVO E SOCIAL QUE RESULTE EM NOVOS PRODUTOS, SERVIÇOS OU PROCESSOS OU QUE COMPREENDA A AGREGAÇÃO DE NOVAS FUNCIONALIDADES OU CARACTERÍSTICAS A PRODUTO, SERVIÇO OU PROCESSO JÁ EXISTENTE QUE POSSA RESULTAR EM MELHORIAS E EM EFETIVO GANHO DE QUALIDADE OU DESEMPENHO.

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS DA GESTÃO DE PROJETOS DA FSADU/UFMA?

O MODELO DE ESTRUTURAÇÃO DA FSADU FACILITA O FLUXO DE ORGANIZAÇÃO GERENCIAL, A CAPACIDADE TÉCNICA E OPERACIONAL, PERMITINDO MAIOR EFICIÊNCIA NO GERENCIAMENTO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS. SISTEMA INFORMATIZADO PARA GERENCIAMENTO DOS PROJETOS – ESTRUTURA DE TI E SISTEMA DE INFORMÁTICA PREPARADOS PARA A MELHOR APLICAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DE FERRAMENTAS EM AUXÍLIO À EXECUÇÃO DOS PROJETOS. ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO – MAIOR COORDENAÇÃO, EFETIVIDADE, COERÊNCIA E SINERGIA ÀS AÇÕES EMPREENDIDAS, BUSCANDO A MANUTENÇÃO DO BOM RELACIONAMENTO COM OS PARCEIROS.

QUAIS SÃO AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS QUE A FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE ESTÁ OBRIGADA A EMITIR?

A FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE ESTÁ OBRIGADA A EMITIR O BALANÇO PATRIMONIAL (BP), A DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE), A DEMONSTRAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA (DFC), A DEMONSTRAÇÃO DE MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL) E AS NOTAS EXPLICATIVAS.

QUAL A PERIODICIDADE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS?

AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS SÃO FEITAS ANUALMENTE, TENDO POR BASE AS INFORMAÇÕES REFERENTES AO PERÍODO DE JANEIRO A DEZEMBRO DO ANO ANTERIOR.

QUAIS AS DECLARAÇÕES ACESSÓRIAS QUE A FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE DEVE INFORMAR?

A FUNDAÇÃO SOUSÂNDRADE ESTÁ OBRIGADA A EMITIR O SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL (SPED) CONTÁBIL E FISCAL, DECLARAÇÃO DE DÉBITOS E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS FEDERAIS (DCTF) MENSAL, ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) OPERAÇÕES RELATIVAS À CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SOBRE PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE INTERESTADUAL, INTERMUNICIPAL E DE COMUNICAÇÃO (ICMS) / IMPOSTO SOBRE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS (IPI) E DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES ECONÔMICO-FISCAIS (DIEF).

DADOS BANCÁRIOS PARA PAGAMENTO.

A INFORMAÇÃO BANCÁRIA PARA RECEBIMENTO É PESSOAL E INTRANSFERÍVEL E DEVE ESTAR OBRIGATORIAMENTE ASSOCIADA AO CADASTRO DE PESSOA FÍSICA (CPF) DO BENEFICIÁRIO DO PAGAMENTO. QUALQUER ATUALIZAÇÃO DEVE SER FEITA DIRETAMENTE NO CADASTRO JUNTO A FSADU.

CONTAS COM LIMITE DE RECEBIMENTO.

O BENEFICIÁRIO DEVE FICAR ATENTO SE SUA CONTA BANCÁRIA POSSUI LIMITE PARA RECEBIMENTO, POIS A FSADU NÃO PODE CREDITAR VALOR SUPERIOR AO ESTABELECIDO PELO BANCO.

TIPOS DE CONTAS PARA PAGAMENTO.

A FSADU PODE REALIZAR PAGAMENTOS TANTO PARA CONTAS-CORRENTES QUANTO PARA CONTAS-POUPANÇA. ESSA INFORMAÇÃO DEVE SER FEITA NO ATO DO CADASTRO JUNTO À INSTITUIÇÃO.

PAGAMENTO DE FORNECEDOR / PRESTADOR DE SERVIÇO.

A CONTA CORRENTE PARA PAGAMENTO DEVE OBRIGATORIAMENTE ESTAR ASSOCIADA AO CNPJ DA EMPRESA EMISSORA DA NOTA FISCAL. EM CASO DE PAGAMENTO DA FILIAL EM FAVOR DA MATRIZ, ESTA DEVE APRESENTAR DOCUMENTO COM AUTORIZAÇÃO.

ALTERAÇÃO DE DADOS BANCÁRIOS.

A GERÊNCIA FINANCEIRA NÃO REALIZA ALTERAÇÃO DE DADOS BANCÁRIOS. ESTA DEVE SER FEITA JUNTO À COORDENAÇÃO DE PROJETOS, GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS OU GERÊNCIA OPERACIONAL, MEDIANTE SOLICITAÇÃO FORMAL.

O QUE FAZER QUANDO NÃO CONSEGUIR ACESSAR O SITE DA FSADU?

HÁ MUITOS FATORES A SEREM ANALISADOS QUANDO NÃO FOR POSSÍVEL O ACESSO AO SITE DA FSADU. UM DOS FATORES PODE SER A INTERNET DA FSADU OU DO USUÁRIO. ENTRE EM CONTATO COM A GERÊNCIA DE INFORMÁTICA PELO NÚMERO (98) 4009-1037 PARA QUE SEJA VERIFICADA A CAUSA.

O QUE ACONTECE QUANDO O E-MAIL ENVIADO PARA FSADU VOLTA PARA O USUÁRIO?

QUANDO UMA MENSAGEM ENVIADA PARA ALGUM E-MAIL DA FSADU É DEVOLVIDA, É RETORNADO AO E-MAIL DA PESSOA UMA MENSAGEM DESCREVENDO O ERRO QUE CAUSOU A FALHA NA ENTREGA. NESSE CASO, ENTRE EM CONTATO COM A GERÊNCIA DE INFORMÁTICA PELO NÚMERO (98) 4009-1037 E INFORME A MENSAGEM RECEBIDA PARA QUE O PROBLEMA SEJA ANALISADO E SOLUCIONADO.

QUAL O PROCEDIMENTO PARA REALIZAR O CADASTRO DA EMPRESA JUNTO A FSADU, A FIM DE PARTICIPAR DE PROCESSOS DE COMPRAS?

ACESSAR O SITE DA FSADU, NO PORTAL DO COLABORADOR, PESSOA JURÍDICA, ACESSAR O LINK E REALIZAR O CADASTRO. ESSA OPÇÃO TAMBÉM PODE SER UTILIZADA PARA ATUALIZAÇÃO CADASTRAL.

QUAIS OS ASPECTOS LEGAIS QUE NORTEIAM OS PROCESSOS DE COMPRAS E CONTRATAÇÕES DA FSADU.

REGULAMENTO DE COMPRA E CONTRATAÇÃO DE OBRAS E SERVIÇO DA FSADU DISPONÍVEL NO SITE DA FSADU (LINK); LEI Nº 8.666/1993; LEI Nº 10.520/2002; LEI Nº 19.973/2004; LEI Nº 13.243/2016; LEI Nº 4.253/2020; DECRETO Nº 8.241/2014.

COMO PARTICIPAR DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS DA FSADU?

TODOS OS EDITAIS SÃO PUBLICADOS NO SITE DA FSADU. QUANDO NECESSÁRIO, SÃO TAMBÉM PUBLICADOS NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO OU JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO.

PARA AQUISIÇÃO DE BENS, PODE-SE INDICAR MARCA E MODELO ESPECÍFICOS?

DESDE QUE HAJA JUSTIFICATIVA TÉCNICA QUE COMPROVE A IMPORTÂNCIA DO BEM COM CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS, E QUE O DIFERENCIE DE OUTROS BENS DISPONÍVEIS NO MERCADO, TORNANDO-O ÚNICO CAPAZ DE ATENDER O PROJETO.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E FORNECIMENTO DE MATERIAIS.

TODA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E FORNECIMENTO DE MATERIAL SÓ PODE SER REALIZADA MEDIANTE RECEBIMENTO DE ORDEM DE FORNECIMENTO EMITIDA PELA GERÊNCIA OPERACIONAL DA FSADU.

PROCEDIMENTO PARA ENTREGA DE MATERIAL.

CASO NÃO ESTEJA IDENTIFICADO O LOCAL DA ENTREGA NA ORDEM DE FORNECIMENTO, DEVE-SE ENTRAR EM CONTATO COM A GERÊNCIA OPERACIONAL PELO NÚMERO (98) 4009-1035.

QUANDO UM FUNCIONÁRIO PODE OPTAR PELO VALE-TRANSPORTE?

O VALE-TRANSPORTE É UM BENEFÍCIO QUE O EMPREGADOR ANTECIPARÁ AO TRABALHADOR PARA A UTILIZAÇÃO EFETIVA EM DESPESAS DE DESLOCAMENTO RESIDÊNCIA AO TRABALHO E VICE-VERSA. A ADESÃO OU O CANCELAMENTO PODE SER FEITA A QUALQUER MOMENTO DURANTE A VIGÊNCIA DO CONTRATO DE TRABALHO, BASTA O EMPREGADO DIRIGIR-SE À GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA FSADU E SOLICITAR, PARA PREENCHIMENTO E ASSINATURA, A FICHA DO VALE TRANSPORTE.

O QUE PRECISA PARA DAR ENTRADA NO SALÁRIO-MATERNIDADE?

ENTREGAR NA GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA FSADU O ATESTADO MÉDICO DE 120 DIAS E A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO RECÉM-NASCIDO.

COMO FORMALIZAR O PEDIDO DE DEMISSÃO?

REDIGIR UM DOCUMENTO DE PRÓPRIO PUNHO E ENTREGÁ-LO À GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS DA FSADU.

QUAL O PRAZO PARA O ENVIO DE ATESTADOS MÉDICOS?

O PRAZO É DE ATÉ 48 HORAS.

QUAIS OS REQUISITOS E DOCUMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O RECEBIMENTO DO SALÁRIO-FAMÍLIA?

O COLABORADOR QUE TIVER DEPENDENTES ATÉ 14 ANOS OU MAIOR DE 14 ANOS COM COMPROVAÇÃO DE INVALIDEZ A CARGO DA PERÍCIA MÉDICA DO INSS TEM DIREITO AO BENEFÍCIO. OS DOCUMENTOS SÃO: CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO DEPENDENTE E CADERNETA DE VACINAÇÃO OU EQUIVALENTE, PARA DEPENDENTES COM ATÉ 6 ANOS DE IDADE, E COMPROVANTE DE FREQUÊNCIA ESCOLAR PARA DEPENDENTES A PARTIR DE 7 ANOS. ESSA DOCUMENTAÇÃO DEVERÁ SER ATUALIZADA ANUALMENTE NOS MESES DE MAIO E NOVEMBRO. CASO A DOCUMENTAÇÃO NÃO SEJA ENTREGUE, O BENEFÍCIO É SUSPENSO.

QUEM PODERÁ SER DEPENDENTE NO IMPOSTO DE RENDA?

CÔNJUGE OU COMPANHEIRO COM QUEM O CONTRIBUINTE TENHA FILHO OU VIVA HÁ MAIS DE CINCO ANOS; FILHOS OU ENTEADOS DE ATÉ 21 ANOS OU EM QUALQUER IDADE QUANDO INCAPACITADOS FÍSICA OU MENTALMENTE PARA O TRABALHO, OU DE ATÉ 24 ANOS SE AINDA ESTIVER CURSANDO ENSINO SUPERIOR OU ESCOLA TÉCNICA DE SEGUNDO GRAU; IRMÃO, NETO OU BISNETO DE ATÉ 21 ANOS QUE EM QUALQUER IDADE QUANDO INCAPACITADO FÍSICA OU MENTALMENTE PARA O TRABALHO, OU DE ATÉ 24 ANOS SE AINDA ESTIVER CURSANDO ENSINO SUPERIOR OU ESCOLA TÉCNICA DE SEGUNDO GRAU, DESDE QUE O CONTRIBUINTE TENHA GUARDA JUDICIAL; PAIS, AVÓS E BISAVÓS; MENOR POBRE DE ATÉ 21 ANOS QUE O CONTRIBUINTE CRIE E EDUQUE DESDE QUE TENHA SUA GUARDA JUDICIAL E PESSOA ABSOLUTAMENTE INCAPAZ DA QUAL O CONTRIBUINTE SEJA TUTOR OU CURADOR.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA ADMISSÃO?

CARTEIRA DE TRABALHO ORIGINAL, ALÉM DE CÓPIA DA PÁGINA DA FOTO E DOS DADOS PESSOAIS, CARTEIRA DE IDENTIDADE CIVIL (CÓPIA), CERTIDÃO DE NASCIMENTO OU CASAMENTO (CÓPIA), TELA ATUALIZADA DO CPF, EXTRAÍDA DO SITE DA RECEITA FEDERAL (HTTPS://WWW.RECEITA.FAZENDA.GOV.BR/APLICACOES/SSL/ATCTA/CPF/CONSULTASITUACAO/CONSULTAPUBLICA.ASP), TÍTULO DE ELEITOR (CÓPIA), CERTIFICADO DE RESERVISTA (CÓPIA), 2 FOTOS 3X4 COLORIDA, TELA DO PIS/PASEP ATUALIZADA (IR EM QUALQUER AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA E SOLICITAR A TELA DO PIS), CARTÃO DO SUS (CÓPIA), COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA (CÓPIA), COMPROVANTE DE ESCOLARIDADE: CÓPIA DO DIPLOMA OU CERTIFICADO, DECLARAÇÃO ORIGINAL OU CÓPIA AUTENTICADA DA DECLARAÇÃO, CARTEIRA DO CONSELHO (CÓPIA), CURRICULUM VITAE.

COMO ACESSAR O SEU CONTRACHEQUE?

ACESSAR O SITE DA FSADU NO LINK - HTTPS://WWW.FSADU.ORG.BR/. NO MENU SUPERIOR, CLICAR EM “PORTAL DE COLABORADOR”, IMPRESSÃO DE CONTRACHEQUE E PREENCHER OS CAMPOS SOLICITADOS COM SUA MATRÍCULA E SENHA. CASO NÃO POSSUA CADASTRO OU NÃO SAIBA A SENHA, CLIQUE EM “PRIMEIRO ACESSO/ RECUPERAR ACESSO” E SIGA AS INSTRUÇÕES NA TELA PARA CRIAR NOVA SENHA.

É POSSÍVEL A CONCESSÃO DE BOLSAS PARA OS SERVIDORES DAS IFES E DEMAIS ICTS APOIADAS, BEM COMO AOS ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS, DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DE SEUS PROJETOS INSTITUCIONAIS?

SIM. AS FUNDAÇÕES DE APOIO PODERÃO CONCEDER BOLSAS DE ENSINO, DE PESQUISA, DE EXTENSÃO E DE ESTÍMULO À INOVAÇÃO, DESDE QUE HAJA PREVISÃO OU PERMISSÃO NOS PROJETOS POR ELAS GERIDOS (§ 1º DO ART. 4º C/C ART. 4º-B DA LEI Nº 8.958/94).

A LEI Nº 12.527/14 (LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO) APLICA-SE ÀS FUNDAÇÕES DE APOIO?

APLICAM-SE OS DISPOSITIVOS DESTA LEI ÀS FUNDAÇÕES DE APOIO, NO QUE COUBER, QUANDO RECEBEREM RECURSOS PÚBLICOS DIRETAMENTE DO ORÇAMENTO OU MEDIANTE SUBVENÇÕES SOCIAIS, CONTRATO DE GESTÃO, TERMO DE PARCERIA, CONVÊNIOS, ACORDO, AJUSTES OU OUTROS INSTRUMENTOS CONGÊNERES PARA REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE INTERESSE PÚBLICO. A PUBLICIDADE A QUE ESTÃO SUBMETIDAS ÀS FUNDAÇÕES DE APOIO REFERE-SE À PARCELA DOS RECURSOS PÚBLICOS RECEBIDOS E À SUA DESTINAÇÃO, SEM PREJUÍZO DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS A QUE ESTEJAM LEGALMENTE OBRIGADAS.